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Dieta Cetogênica: como perder gordura preservando a massa magra

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Fonte da imagem: http://logon.prozis.com/images/ketogenicdiet.jpg

Fala galera. Hoje temos mais um post do leitor Sensei.

“E ai galera, tudo tranquilo ? Primeiro queria me desculpar pela minha ausência. Tive alguns problema pessoais junto com provas da facul e trabalho. Enfim, mas cá estou eu novamente para lhes trazer mais um artigo sobre alimentação. Vamos ao que interessa:

Hoje irei falar sobre a dieta cetogênica cíclica ou “keto”(ketogenic) como é conhecida lá fora. Essa dieta foi amplamente divulgada e defendida pelo Dr. Robert Atkins. Atkins defendia que o que causa a obesidade e o acúmulo de gordura corporal é o grande consumo de carboidratos. Pense a quantidade carboidratos que vocês comem: arroz, macarrão, pão, salgados e por ai vai.

Mas da onde esse tal de Dr. Atkins tirou isso, Sensei ? Bom, o corpo humano funciona da seguinte forma: Quando ingerimos uma grande quantidade de macronutrientes (proteína, gorduras e carboidratos) o corpo redireciona esses macros pra onde é necessário e o restante ele armazena em glicogênio(carbos) e triglicerídeos (gorduras). Durante uma sessão de treinos resistidos (musculação) o corpo necessita de energia e a molécula de carboidrato é muito mais fácil de ser quebrada do que a de triglicerídeos, portanto o glicogênio é queimado como fonte de energia enquanto a gordura permanece estocada.


Segundo os princípios da dieta cetogênica, ao ingerirmos pouco ou nenhum carboidrato, forçamos o corpo a utilizar prioritariamente os depósitos de triglicerídeos, visto que não possuímos mais reservas de glicogênio.

Então, vamos lá: Baixo consumo de carboidrato = pouca reserva de glicogênio. Pouca reserva de glicogênio = Maior queima de gordura = diminuição da gordura corporal. Então quer dizer que se eu parar de comer gordura eu vou queimar os estoques de triglicerídeos mais rápidos ? NÃO. Entenda, o corpo humano é perfeito. A partir do momento que você restringir o consumo de gordura, o organismo vai entender que você está passando por um período de escassez de alimento e portanto vai preservar a queima de gordura e começar a retirar os aminoácidos e proteínas dos músculos.

E como eu monto essa dieta, Sensei ? Simples, baseie suas refeições em proteínas, gorduras boas e fibras. Restrinja o consumo de carboidratos a 50g por dia. Coma bastante carne, ovos, leite, peixe, frango, azeite, saladas, brócolis, frutas de vez em quando. Pode comer até aquelas carnes mais gordurosas (gordura entranhada. Não vá tirar a gordura da picanha fritar e comer. Ahahaha). Você pode comer de tudo que não tenha carboidratos.

Agora vamos falar dos ciclos de carboidratos. É comum, devido a dieta restrita, pessoas sentirem falta de ânimo ou preguiça devido a falta de carboidrato no corpo e é por isso que utilizamos ciclos de carboidratos. Esses ciclos consistem no consumo de carboidratos durante 1 a 2 dias para aumentar momentaneamente o nível de glicogênio e dar mais disposição ao a pessoa. Coincidentemente, esses re-loads de carboidratos podem ser feitos aos finais de semana. São dois dias que você pode matar a vontade dos carboidratos, entretanto prefira os integrais como pães integrais, arroz integral, macarrão integral. Isso não quer dizer que você não possa comer arroz branco ou pão francês, só que isso diminuirá a intensidade da queima de gordura.

Uma dica é não realizar o re-load no primeiro final de semana, somente a partir do segundo para dar um choque no corpo.

Espero que tenham gostado e entendido o funcionamento da dieta cetogênica.

Qualquer dúvida é só responder que eu tentarei esclarecer para vocês. Abraços

Sensei”

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14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Miguel td bem? Como faz esta dieta? tem um cardápio a seguir? se tem vc pode me passar.
    Grata Silvana.

  2. Eu fiz essa dieta no começo do ano como uma resolução de ano novo. Vou dizer que vale muito a pena. No primeiro dia foi uma merda…vc vai ter dor de cabeça, enjoo, irritação isso pq vc vai sentir abstinencia do carboidrato. Pode durar 3 dias isso…no meu caso foi um dia mas isso depende do organismo.

    No dia seguinte tava 100% fui malhar mo energia. O mais dificil de manter a dieta é q não da pra comer fora em restaurante qualquer. Pratos prontos sempre vem com carboidrato. Melhor ir em self-service se for comer fora.

    Vale a pena ter um amigo que ja tenha feito a dieta no começo pra dar força. No meu caso eu tinha uma amiga. Isso pq o periodo de abstinencia realmente testa seu desejo de emagrecer. Se vc conseguir passar por ele tu perde mto peso rapido.

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